Nosso Blog

Veja como evitar fraudes e permita que seu negócio cresça

As fraudes vêm de diferentes formas, o que exige que as empresas estejam preparadas com mais de um recurso para evitá-las.

As fraudes são problemas frequentes na rotina de várias empresas. Desde o e-commerce até as grandes indústrias, todo mercado possui riscos de ser enganado por pessoas mal intencionadas. 

Por causa disso, a análise de crédito veio para sanar o problema oferecendo uma ferramenta capaz de resgatar dados do cliente e seu histórico de mercado a fim de saber se é confiável ou não. Porém, existem outras alternativas que evitam que a sua empresa passe pelo problema.

Continue a leitura e descubra como evitar fraudes.

Estruture uma Política de Crédito

A Política de Crédito permite que a sua empresa realize melhores escolhas tendo como base o tipo de cliente, seja pessoa física ou jurídica. A estratégia utiliza um conjunto de regras para definir qual o limite de crédito que será concedido àquele perfil de cliente.

O desenvolvimento da Política de Crédito é feito com base na realidade de cada empresa e na base de dados arquivados. Se a empresa for nova, é indicado que ela procure um serviço personalizado para construir a sua.

Nesse caso, com orientações ordenadas e estabelecidas, sua equipe se tornará mais preparada para identificar traços em comum do perfil em questão e destacar os que fogem da curva, auxiliando na identificação de fraudadores.

Treinamentos especializados

Ao trabalhar com ferramentas de crédito é importante que os próprios profissionais estejam aptos a utilizá-las da melhor forma. Como vimos no tópico anterior, ao falarmos sobre crédito é importante que ele seja adaptado à realidade de cada negócio. O mesmo ocorre para a capacitação dos profissionais.

É possível subdividir os treinamentos em diferentes eixos:

  • Treinamento de ferramentas de crédito: aqui, você aprende a como utilizar as ferramentas da melhor forma e a interpretar os resultados obtidos, além de aplicar os filtros necessários para a sua análise.
  • Treinamento de Gestores de Crédito: o gestor de crédito é o profissional responsável por orientar o time sobre as qualificações necessárias para oferecer o crédito, por exemplo, baseado na Política de Crédito.
  • Treinamento para Analistas de Crédito: o analista de crédito é o que fica frente a frente com o cliente. Portanto, é função dele observar as vantagens e desvantagens do acordo e propor negociações. No treinamento, ele será capacitado para isso.

Conte com um bom suporte

Essa parte é essencial para qualquer empresa, seja pequena, média ou grande. Nada adianta obter um serviço ou ferramenta de uma empresa, se após o pós-venda ela “te abandona”. Eventualidades podem acontecer e é importante que você tenha um time qualificado preparado para te atender, pois as vendas não podem parar.

A prevenção é sua melhor aliada

Os perigos no mercado sempre estarão lá. E não veja isso como exagero, é apenas um fato. Portanto, é importante que tenhamos as ferramentas necessárias para sofrer o mínimo com seus impactos, especialmente com as fraudes. Prevenir é cuidar da saúde do seu negócio e dos seus clientes. É permitir que a sua empresa exista e continue existindo.