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Análise de crédito: as empresas também passam pelo processo

Os negócios também precisam de financiamentos e possibilidade de pagar a prazo, o que leva à necessidade de realizar análises para esse público também.

No último ano, o número de empresas inadimplentes bateu o recorde em setembro, segundo a Serasa Experian. Cerca de 6,3 milhões de empresas, incluindo empresas pequenas, estavam com dívidas atrasadas. O número é o maior desde março de 2016. Se analisarmos que o Mapa das Empresas mostra que há 20,4 milhões de empresas no Brasil, podemos concluir então que 30% delas estavam inadimplentes até o tempo mencionado.

Em um cenário como esse, é natural que haja preocupação. Se um acordo é fechado com uma empresa inadimplente, o que garante que ela honrará o combinado? É importante entender que nem sempre é por má índole, pois sem dinheiro em caixa, consequentemente, não há dinheiro para arcar com as dívidas.

Pensando nisso, os sistemas de análise de crédito permitem que as empresas possam fechar bons acordos.

O que é análise de crédito?

Oferecer crédito é algo que pode deixar as empresas apreensivas, independentemente se for para pessoas físicas ou jurídicas. Dessa forma, a análise de crédito veio para oferecer um meio de tomar a decisão de forma mais assertiva.

A análise de crédito leva em consideração:

  • CPF;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Histórico de mercado;
  • Renda;
  • Escolaridade;
  • Outros fatores demográficos. 

 

Já para as empresas, geralmente é avaliado:

  • Identificação cadastral;
  • Pendências financeiras;
  • Protestos;
  • Ações judiciais;
  • Consultas à Serasa Experian;
  • E outros.

 

Todos esses pontos permitem que a empresa desenvolva uma abordagem adaptada para cada tipo de cliente, baseado no quão confiável ele é para arcar com as dívidas.

Como beneficia o seu negócio?

A análise de crédito permite que o seu negócio avance cada vez mais no mercado, pois:

  • Oferece contratos mais seguros: quando você fecha acordo com bons clientes, a tendência é que eles honrem o combinado. Logo, sua empresa mantém a fluidez financeira.
  • Fluxo de caixa mais previsível: se os clientes são pagantes responsáveis, você conseguirá prever o quanto terá de caixa ao final de cada período escolhido.
  • Redução da inadimplência: com uma parcela reduzida de inadimplentes, o seu negócio também se beneficia mercadologicamente. Se sua taxa de clientes pagantes é mais alta, isso significa que você tem caixa positivo. Logo, as outras empresas se sentirão mais confiantes em fechar acordos com você.
  • Conhecimento do seu público: com os dados fornecidos pela análise, você consegue ter mais parâmetros para compreender seu público e, assim, realizar estratégias mais assertivas.

 

Além dessas, há inúmeras outras vantagens que podem ser destacadas para cada tipo de negócio. Fechar transações boas e seguras é o objetivo central da ferramenta.

Dê o start

Não importa o tamanho da sua empresa. Eventualmente, a análise de crédito será necessária, uma vez que clientes que precisam de crédito sempre surgirão. Então, não perca tempo e implemente a solução para o seu negócio. Há diferentes ferramentas que oferecem relatórios específicos! Você pode consultá-las clicando aqui.