A concessão de crédito permite que as empresas e instituições fechem acordos positivos para a organização e os clientes, possibilitando a entrada de lucro.
A concessão de crédito faz parte da rotina de crédito de diversas empresas e organizações financeiras. Com o tempo, ela se tornou essencial para o funcionamento dos negócios, já que ela possibilita estabelecer acordos que atendam os dois lados da negociação: empresa e cliente.
Por mais que a concessão de crédito seja comum, ainda é essencial estabelecer critérios e hábitos saudáveis para um bom processo, que esteja alinhado ao propósito da empresa. Assim, você reduz os riscos de inadimplência e fraudes.
Neste conteúdo, explico o panorama da concessão de crédito. Continue a leitura para descobrir o que é a concessão de crédito, os principais critérios e como ela é feita.
O que é concessão de crédito?
Imagine a concessão de crédito como um empréstimo, que deve ser pago futuramente acrescido de juros. Assim, pessoas físicas e jurídicas solicitam por diversos motivos.
Os PFs podem pedir crédito para financiamentos imobiliários ou veicular, quitar dividas e outras razões. Já os PJs, solicitam para investir no negócio, compra de mercadorias e outros.
Para fazer uma boa concessão de crédito, baseada em dados, as empresas realizam uma análise de crédito para guiar melhor as decisões financeiras. Na análise, constam os dados do solicitante e o histórico financeiro a fim de avaliar o perfil e, assim, escolher qual abordagem se encaixa melhor para o contexto.
Quem pode conceder crédito?
A concessão de crédito é oferecida por bancos, instituições de crédito, fintechs e outras organizações. As empresas também são capazes de oferecer crédito, obedecendo à Política de Crédito interna, para que os clientes adquiram um produto ou serviço.
Geralmente, as empresas que viabilizam a obtenção de crédito organizam estratégias para minimizar os riscos de inadimplência, como a negativação dos devedores.
Como funciona a concessão de crédito?
Para entender a concessão de crédito, podemos dividi-la em algumas partes do processo:
- Solicitação: a primeira etapa acontece quando o cliente abre um pedido de concessão de crédito, informando a finalidade do valor, os dados pessoais para a análise de crédito e outras informações necessárias.
- Análise de crédito: adiante, a análise de crédito entra em jogo. Com os dados do cliente, você pode fazer a pesquisa do CPF ou CNPJ no sistema da Serasa Experian e descobrir o histórico financeiro do solicitante, assim como o score, negativações ou protestos, renda, emprego e outros dados importantes.
- Alinhamento: com os relatórios recolhidos, a empresa credora mostrará as condições da concessão, como as parcelas, os juros e condições de pagamento.
- Assinatura: por fim, quando tudo estiver claro para ambas as partes, chega o momento de firmar o acordo em um contrato.
Qual a importância da concessão de crédito?
A concessão de crédito é uma das ferramentas que mantém a economia girando, pois possibilita que as pessoas acessem produtos de custo maior, como imóveis e veículos. Até mesmo os empreendedores encontram na concessão de crédito a chance de criarem ou desenvolverem os negócios, o que, consequentemente, fomenta mais a economia.
Como o score influencia na concessão de crédito?
O Score de crédito, pode ser tanto para CPF quanto para CNPJ, e ele é baseado na vivência financeira do titular. Dessa maneira, se a pessoa quita as dívidas, paga as contas em dia e mantém os dados regulares, o score dela aumenta. Caso contrário, ele diminui.
Manter o score positivo e com bons números influencia na concessão justamente por ele ser utilizado na consulta durante a análise de crédito. Ele desempenha um ponto importante no entendimento do perfil do cliente, pois reúne as interações financeiras em um medidor, que se adapta constantemente às mudanças que acontecerem no CPF ou CNPJ.
Por que fazer a concessão de crédito na empresa?
A concessão de crédito é essencial para a sustentabilidade das empresas, ou seja, mantém a longevidade do negócio. Isto acontece, pois, invés de recusar acordos de financiamentos e concessão de valores, a empresa pode se flexibilizar e, assim, garantir que há recursos financeiros entrando no caixa a longo prazo.
Porém, ao mesmo tempo que isso é bom, pode ser que a demanda se torne maior e a inadimplência aumente. Por isso, investir em ferramentas de análise de crédito é necessário para que a concessão seja feita de maneira segura e assertiva.
Qual a melhor ferramenta de análise para concessão de crédito?
Como falamos anteriormente, a concessão de crédito está ligada à análise de crédito. Para usar a análise, é preciso ter alguma ferramenta que dê acesso ao sistema de dados e gere os relatórios.
Porém, como existem empresas de diferentes tamanhos, nichos e processos, há grande diversidade sobre quais dados cada uma precisa. Portanto, ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas ferramentas de análise de crédito para suprir essa demanda.
Para conhecer mais, leia o nosso conteúdo “Como a análise de crédito é realizada?”