A análise de crédito empresarial permite os negócios analisarem outras empresas para verificar os perfis antes de fecharem acordo.
A análise de crédito empresarial possibilita que os negócios estabeleçam acordos entre si de maneira segura e orientada a dados. Dessa forma, é possível o desenvolvimento sustentável das organizações, pois, com a análise de crédito, elas diminuem os riscos de inadimplência.
O que é a análise de crédito empresarial?
A análise de crédito para empresas oferece relatórios sobre o CNPJ consultado para verificar o histórico financeiro e, assim, analisar o quão confiável é o negócio.
Durante a etapa de análise, o credor avalia a capacidade de pagamento do consultado, últimos débitos, possíveis negativações associadas ao CNPJ e outros detalhes do histórico financeiro da empresa.
Como a análise de crédito empresarial é feita?
A análise de crédito inicia-se quando o credor consulta o CNPJ do solicitante no sistema da Serasa Experian. Com os dados obrigatórios preenchidos, é possível verificar diversas informações, como:
- Dados cadastrais: nessa parte, verifica-se a regularidade da empresa quanto ao registro e outros tópicos importantes.
- Situação financeira: as restrições associadas ao CNPJ aparecem no relatório gerado, permitindo verificar a situação financeira do titular.
- Score da empresa: a análise de perfil possibilita verificar o score do CNPJ e, assim, conferir o quão confiável é o perfil.
Com as informações acima recolhidas, é possível entender o parâmetro do perfil e, assim, aplicar uma estratégia eficaz para o solicitante.
Qual a importância da análise de crédito empresarial?
A análise de crédito é essencial para trazer mais segurança às decisões comerciais da organização. Imagine se o seu negócio concede crédito e fecha acordo com empresas que possuem inconsistências no histórico financeiro. As chances dos solicitantes com esse perfil honrarem com o que foi acordado são menores.
Logo, o seu próprio negócio não terá a segurança de receber capital e, assim, realizar investimentos e quitar as contas se tornam mais difícil para você. Isso pode tornar a sua própria organização inadimplente.
Ou seja, com a análise de crédito, a sua marca:
- Fecha os melhores acordos possíveis, respeitando os próprios interesses e os do cliente;
- Escolhe os fornecedores mais confiáveis;
- Diminui o risco de fraudes;
- Prevê o fluxo de caixa com mais confiança;
O principal ponto da análise de crédito é oferecer dados para decisões mais assertivas dentro das organizações. Assim, as empresas conseguem preservar maior quantidade de clientes sem correr muitos riscos financeiros, uma vez que a análise oferece os mecanismos para lidar com cada perfil.
Comece a analisar o crédito das empresas
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