Os clientes inadimplentes precisam de abordagens personalizadas que possibilite a quitação da dívida pelos meios que sejam positivos tanto para a empresa, quanto para o cliente.
Um fato: a inadimplência pode atingir qualquer empresa.
Não importa o tamanho, nicho ou organização da empresa, a inadimplência pode fazer parte da realidade das empresas. Claro, há medidas que previnem a inadimplência, mas ela também é fruto de fatores externos, como a economia do país, vida profissional do cliente e outros fatores.
Para ter mais controle nessa situação, a análise de crédito e a política de crédito se mostram como ferramentas essenciais para a sua empresa se manter organizada e mais segura contra a inadimplência.
Mas… E se acontecer de algum cliente se tornar inadimplente?
Neste conteúdo, te explico como cobrar de maneira efetiva os clientes inadimplentes.
Dicas para cobrar clientes inadimplentes
A inadimplência pode ter vários motivos: o cliente pode ter esquecido de pagar, foi demitido do emprego, teve algum imprevisto financeiro e outras razões.
Então, antes de tudo, é essencial entender o que levou à inadimplência para compreender o quão inclinado o cliente está para pagar.
Para lidar com a inadimplência, há algumas práticas que ajudam os empreendedores e empresas a reaver o valor em débito. Com um processo estruturado, é possível estabelecer um acordo de pagamento benéfico para as partes do processo.
Abaixo, explico quais passos são essenciais para a cobrança.
1. Adote diferentes meios de pagamento
Cada cliente possui hábitos financeiros diferentes do outro. A inadimplência também possui as próprias particularidades, como o valor, o tempo em que a dívida está ativa e outras características.
Por isso, não faz sentido estabelecer o mesmo tipo de quitação para todas as dívidas. Cada perfil e cada inadimplência precisam de um olhar detalhado e personalizado para entender como fazer a quitação, respeitando as projeções financeiras da empresa, assim como a capacidade de pagamento do cliente. Então, disponibilizar métodos de pagamentos diversos é uma boa estratégia para estimular o inadimplente a quitar a dívida.
2. Comunique as consequências da dívida
Se certifique de que o cliente saiba o que acontece quando há dívidas vinculadas ao CPF ou CNPJ. A negativação, por exemplo, restringe o acesso do titular aos recursos financeiros e concessão de crédito.
Ao comunicar as desvantagens, o inadimplente entende melhor a importância de quitar os débitos em aberto.
É importante que esta dica seja aplicada de maneira clara e registrada, a fim de que o cliente entenda e possa consultar posteriormente o que foi informado.
3. Crie uma régua de cobrança
Uma régua de cobrança permitirá um fluxo de cobrança mais estruturado e profissional. Com ela, é possível entender quando e como o cliente será abordado, garantindo periodicidade e maior assertividade na cobrança.
A régua de cobrança contempla os pontos de contato diversos, tom de comunicação, condições para a abordagem e o histórico de tentativas e retornos em relação ao cliente.
Ela é importante porque, por exemplo, um cliente que está inadimplente há meses ou possui histórico de inadimplência, precisará de uma abordagem mais incisiva e frequente. Já para um cliente que é recente ou nunca teve complicações financeiras anteriormente, você poderá ter uma abordagem mais suave e amistosa.
A régua de cobrança te mostra quando ser mais firme com um cliente e quando ter mais maleabilidade, permitindo que as relações comerciais ainda existam após o débito.
4. Seja compreensível com o inadimplente
A forma de tratar o cliente inadimplente é um dos principais pontos na negociação. A situação pode ser delicada e provocar reações tensas, mas é importante que o profissional mantenha a calma e o controle da situação. Ninguém gosta de ser cobrado por mais que tenha dívida aberta.
Por isso, é importante que as conversas iniciais busquem entender o motivo da inadimplência e como o cliente pode quitá-la.
Se mostre aberto para negociações e mostre que a solução é para beneficiar os dois lados.
A régua de cobrança, mencionada no tópico anterior, te ajudará também a entender qual postura adotar nos casos em que as condições são diferentes.
5. Incentive que o inadimplente continue a ser cliente
Aqui, é importante inverter a ordem de importância para que o cliente se sinta o principal na situação.
Em outras palavras, realce o quão é importante que ele quite o débito para continuar com poder de compra. Além disso, lembre-o que é importante tê-lo como cliente. Dessa maneira, o inadimplente tende a se sentir mais especial e percebe que a sua empresa está querendo ajudá-lo, invés de prejudicá-lo.
Utilize frases empáticas, como:
- “Eu te entendo, senhor(a)”;
- “Encontraremos um acordo juntos”;
- “Reconheço que isso é importante para o(a) senhor(a)”.
Essas ações são ótimas maneiras de reter clientes também, preservando a boa relação com os clientes ao mesmo tempo que caminha para um acordo de quitação.
Não chegaram a um acordo? Veja o que fazer
Um dos desfechos possíveis da abordagem de cobrança é não fechar um acordo. Mesmo com condições especiais e tratamento personalizado, há inadimplentes que não aceitam os termos e nem propõem novos para avaliar.
Nesses casos, o que fazer?
Você pode negativar o cliente. Colocar o CPF ou CNPJ do inadimplente nos sistemas de restrição ao crédito é uma maneira de incentivá-lo a pagar o valor, quando as partes não chegam a um acordo.
A restrição ao crédito dificulta obter empréstimos e fazer compras maiores a prazo, justamente porque consta as dívidas nas análises de créditos, além de diminuir o score e, assim, a confiabilidade financeira sobre a pessoa.
Comunique o cliente sobre essa etapa e os efeitos da negativação, enfatizando que ainda estarão abertos para negociação, caso o cliente queira conversar depois.
Como prevenir clientes inadimplentes?
Toda concessão de crédito ou venda a prazo precisa passar por uma análise de crédito bem estruturada. Com isso, você e a sua empresa terão os dados essenciais para entender o perfil do solicitante e qual a melhor maneira de vender para ele.
Assim, você concede crédito de maneira que não prejudica a sua empresa.
Dessa maneira, como a proposta para o cliente é personalizada com base nos dados dele, a tendência é que ele não se torne inadimplente e, consequentemente, a sua empresa não saia no prejuízo.